SEMPRE DIARIANDO: Mitos e Verdades: Espinhas.

22 de agosto de 2013

Mitos e Verdades: Espinhas.

Só adolescente têm espinha 
Mito. A espinha - e a acne - podem aparecer em mulheres mais velhas também. Isso acontece porque as causas desse problema são várias: entupimento dos poros da pele, excesso de oleosidade e até alterações hormonais. E isso pode rolar com mulheres de 20, 30, 40 anos... A gente costuma falar que espinha é coisa de adolescente porque, nessa fase da vida, a pele costuma ser mais oleosa.  

Maquiagem pode dar espinha 
Verdade. Produtos como corretivo, pó e blush podem obstruir os poros. Assim, eles inflamam mais facilmente e isso rende uma espinha. Por isso, a dica é sempre limpar bem a pele com demaquilante, especialmente antes de dormir. 

Espinha não tem cura 
Mito. O tratamento varia de acordo com o grau dela da acne, para os casos mais complicados, há antibióticos que aliviam o problema. Eles regulam a produção de gordura pelo organismo, deixando a pele menos oleosa. Mas esse tipo de medicamento só pode ser usado quando for indicado por um médico.

Espinha pode ser genética 
Verdade. Certas pessoas produzem mais gordura sebácea do que outras. Ou seja, se seus pais tiverem muita espinha, é grande a chance de você ter também. 

Tomar pílula ajuda a combater as espinhas 
Verdade. O hormônio do medicamento ajuda a controlar os hormônios do seu corpo e o resultado disso, além de uma menstruação regular, é uma pele mais bonita também. No caso de meninas que tenham ovário policístico, a pílula é até indicada como tratamento contra a acne (desde que isso seja feito pelo seu ginecologista). 

Espinha só aparece no rosto 
Mito. Ela até pode incomodar mais quando aparece no meio da testa, mas é comum ter acne nas costas e nos ombros também. E nada de cutucar: use um sabonete que ajude a diminuir a oleosidade da região.

Lavar o rosto não diminui o problema 
Mito. Um dos tratamentos mais eficazes contra a acne é lavar a pele, duas ou três vezes por dia, com um sabonete específico, que ajude a diminuir a oleosidade da pele e a manter os poros sempre limpos. Por isso, invista nesse hábito.
 
Tomar sol melhora a espinha
  Mito. Num primeiro momento, o fato de a sua pele estar mais bronzeada pode passar a impressão de que a espinha secou. Mas se você continuar expondo sua pele aos raios solares, seu corpo entende que precisa proteger melhor essa região do ressecamente e aumenta a produção de oleosidade por ali. 


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário