SEMPRE DIARIANDO: Tipos de Depilação.

13 de agosto de 2013

Tipos de Depilação.



A depilação consiste na extração intencional de pelos de certas regiões do corpo, de forma definitiva ou temporária, praticada principalmente pelas mulheres, por motivos estéticos e até mesmo de higiene e limpeza.
 

Depilação com linha: consiste em rolar uma linha de algodão sobre os pelos, que são assim entrelaçados a ela e arrancados pela raiz. É um método útil para pessoas que tenham pele muito sensível ou que sofram de alergia, em que os produtos químicos devem ser evitados. É um método muito usado para depilação no rosto, que é uma região corporal de pele muito sensível. Trata-se de um método simples, não produz rugas nem outras irritações na pele, além de clareá-la e suavizá-la, sem retirar a camada superficial da pele.


Depilação com cera: consiste em aplicar na região a ser depilada uma cera quente ou fria, adequadamente preparada, que gruda sobre os pelos e depois arrancá-la juntamente com eles. A depilação com cera, no entanto, só deve ser aplicada a regiões de pele mais resistentes (pernas, por exemplo), podendo ferir ou mesmo arrancar a pele se aplicada a regiões de pele mais sensível, como as virilhas. Normalmente, a depilação com cera é um processo inócuo, mas alguns cuidados podem torná-la mais confortável. Evite tomar sol forte antes da depilação, porque pode deixar a pele mais sensível e dolorida. Os hidratantes também podem ser usados no dia da depilação, após o procedimento, mas sem excessos. Evite se depilar no período menstrual, em que a mulher em geral fica mais sensível. Um banho morno antes da depilação ajuda a remoção dos pelos e um banho depois da depilação, com sabonete antisséptico, ajuda a eliminar as bactérias da pele.


Depilação com creme depilatório: consiste em aplicar generosamente um creme especial sobre os pelos que se deseja retirar, e deixá-lo por algum tempo, o que os amolece e dissolve. Em seguida os pelos podem ser retirados por espátula, esponja ou toalha úmida. Os cremes depilatórios são feitos de substâncias químicas que dissolvem ou enfraquecem a haste dos pelos, sem afetar suas raízes. Por isso, eles voltam a crescer mais rapidamente. Por outro lado, os cremes depilatórios são mais susceptíveis a causar alergia (dermatite de contato). Devem ser aplicados sobre a pele sadia, sem lesões, longe das mucosas, dos olhos e da boca. Depois de aplicado e retirado, lave bem a região com água e sabão. Evite exposição ao sol e o uso de qualquer outro produto químico nas 24 horas seguintes.


Depilação com depilador elétrico: aparelho mecânico com dispositivos em forma de pinças que retiram os pelos pela raiz. Para depilar com ele, basta encostá-lo à pele, sem pressionar, deslizando-o na direção contrária ao nascimento dos pelos. Dois dias antes da depilação esfolie a pele para remover as células mortas e evitar que os pelos encravem. Antes de se depilar evite expor-se ao sol; evite depilar-se quando a pele tiver com algum ferimento, mesmo que leve. Não use o aparelho comum em regiões sensíveis como o rosto. Tome um banho quente antes de depilar-se, porque isso dilata os poros e facilita a remoção dos pelos.

Depilação com lâminas descartáveis: é um método tradicional, muito usado principalmente pelos homens ao se barbearem. Algumas mulheres optam pela depilação com lâminas descartáveis pela facilidade e rapidez do procedimento. Para um melhor resultado, é aconselhável passar a lâmina no sentido oposto ao do crescimento dos pelos. Como ela não arranca os pelos pela raiz, depois de um ou dois dias eles crescem de volta. Apesar de prática, a lâmina resseca bastante a pele, pois raspa um pouco das células epiteliais superficiais e deve ser usada com cuidado, principalmente quando está nova e afiada, para evitar cortes.


Depilação a laser: é um engano pensar-se que a depilação a laser seja uma maneira de acabar em definitivo com os pelos. Na verdade, deve-se fazer entre quatro e oito sessões com intervalo de um a dois meses entre cada uma delas, para obter 80% de redução do número de pelos, embora os 20% restantes nasçam mais finos e espaçados. A resposta é melhor nas pessoas ou regiões corporais de pele clara e pelos mais escuros. Como o laser tem uma atratividade especial pela melanina, deve ser utilizado com muito cuidado em peles morenas ou negras, nas quais pode produzir queimaduras. As pessoas que se submetem à depilação por laser devem evitar a exposição ao sol pelo menos duas semanas antes e duas depois da aplicação, em virtude da maior concentração de melanina que isso acarreta. Pode ser usado um anestésico tópico cerca de uma hora antes do procedimento para diminuir o incômodo/dor que a depilação a laser pode causar em algumas pessoas.

Depilação com luz pulsada: consiste na exposição à luz intensa pulsada por um aparelho que emite vários tipos de luzes, de comprimentos e ondas diferentes. Esse tipo de depilação tampouco é definitivo. Ela elimina substancialmente os pelos e os que restam nascem mais delgados e inaparentes, mas a depilação deve ser repetida por pelo menos umas seis sessões e deve ser feita uma manutenção uma vez ao ano para produzir um bom efeito. Não se pode realizar o tratamento em áreas de mucosa ou nas sobrancelhas, em que o disparo pode alcançar diretamente os olhos. O tratamento tem melhores efeitos quanto mais escuros forem os pelos, porque eles contêm mais melanina. Por outro lado, se a pele estiver mais bronzeada que o normal, o profissional deve ser avisado, pois o ideal é que o sol seja evitado quinze dias antes e quinze dias após o procedimento para não manchar a pele. Os pelos brancos não sofrem efeitos do tratamento.

Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário